Lula Critica Bolsonaro e Temer e Chama Adversários de “Tranqueira” em Evento em Pernambuco
Durante um evento oficial realizado em Pernambuco nesta quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez declarações polêmicas ao criticar duramente os ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB). Em seu discurso, Lula disparou contra possíveis candidatos da oposição e orientou os eleitores a não votarem em figuras sem compromisso com o país.
“É preciso votar em gente que tenha compromisso, que tenha dignidade, porque esse país não pode mais sofrer o retrocesso que nós sofremos nos últimos seis anos”, afirmou o presidente.
A fala, que incluiu a expressão “tranqueira” para se referir a adversários políticos, gerou forte reação nas redes sociais. Diversos internautas e lideranças da oposição interpretaram o discurso como um ataque à liberdade de escolha do eleitorado, acusando o presidente de desrespeitar os princípios democráticos ao tentar desqualificar seus concorrentes.
No mesmo pronunciamento, Lula voltou a atribuir a Bolsonaro responsabilidade pela condução da pandemia de Covid-19. Reforçando críticas já feitas anteriormente, ele acusou o ex-presidente de promover desinformação e atrasar medidas que poderiam ter salvado vidas.
“Tudo que ele sabia fazer era mentir, era fake news, era contar mentira, era ficar no gabinete do ódio o tempo inteiro. […] Até contra a covid ele conseguiu mentir, conseguiu inventar um remédio, conseguiu fazer com que 700 mil pessoas morressem”, disse. Lula completou afirmando que, em sua visão, ao menos metade das mortes poderiam ter sido evitadas.
Este foi o primeiro compromisso público de Lula após uma breve crise de labirintite que o afastou de sua agenda na segunda-feira (26). Apesar de sinais de cansaço, o presidente apareceu de chapéu, interagiu com o público e retomou sua rotina com críticas incisivas aos antigos gestores do país.