Nesta última quinta-feira (4), os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos apresentaram o ‘Jornal Nacional’, transmitido pela Rede Globo, chamando a atenção de milhões de brasileiros ao dar uma triste notícia.
“Morreu, aos 41 anos, o cantor sertanejo João Carreiro”, informou a comunicadora, fazendo com que milhões de telespectadores se entristecessem.
Posteriormente, Renata Vasconcellos informou que João Carreiro havia sido internado com o objetivo de realizar uma cirurgia em seu coração mas que, contudo, não pode resistir às complicações do procedimento, falecendo perto do horário da madrugada e com sua morte sendo anunciada através de seu empresário.
Durante dezembro de 2023, o cantor sertanejo havia completado 41 anos de idade. Antes da notícia do óbito vir à tona, Carreiro chegou a ir até seu perfil oficial no Instagram com o objetivo de mostrar que se encontrava confiante com a cirurgia.
Contudo, no decorrer do procedimento, a esposa do artista, Francine Caroline, passou a pedir para que os fãs e seguidores pudessem realizar orações. Após algumas horas se passarem, veio a notícia confirmando a perda precoce. Através do Jornal Nacional, a Rede Globo fez questão de prestar uma belíssima homenagem ao artista.
Inúmeros famosos também manifestaram toda sua tristeza com o falecimento. Através de seu perfil, Ana Castela agradeceu pelo fato de João Carreiro ter ido até sua cidade natal alegrar os moradores no fim de ano. “Deus sabe de tudo. E ele te queria com ele”, escreveu a cantora, visivelmente abalada.
A dupla Maiara e Maraisa também se pronunciou, afirmando que, apesar de estarem distantes de compreender os planos de Deus, pedem para que ilumine a passagem do cantor e conforte os familiares. “Sua música é seu legado”, manifestaram.
O que aconteceu com João Carreiro
O cantor sertanejo não resistiu às complicações de uma cirurgia realizada com o intuito de colocar uma válvula no coração. Tais informações foram confirmadas através de seu empresário, que relatou ter conversado com o famoso um dia antes, pontuando que João encontrava-se sorridente, tranquilo e confiante com o procedimento que iria se submeter.
João não pôde resistir as complicações durante o processo de colocar uma valva, conhecida popularmente como ‘válvula’.
Lindolfo Moratelli Filho, médico cardiologista, esclareceu do que se trata o denominado prolapso de válvula mitral, informando como pode ser tratado a doença que acometia o cantor.
O profissional explicou que p PVM ocorre quando a válvula demonstra estar um pouco frouxa, deslocando-se para dentro do átrio esquerdo.
De acordo com o cardiologista, isto demonstra ser algo comum e, nem sempre, ocasiona problemas. Contudo, quando a válvula se torna excessivamente frouxa, não conseguindo fechar da maneira adequada, pode acabar se tornando uma doença.
O profissional relata que, quando a condição se agrava, ocasionando em sérios problemas na válvula, o tratamento cirúrgico é o necessário, como foi no caso de João Carreiro.
Foi informado que, após uma avaliação cuidadosa realizada pelos profissionais de saúde, que se pode corrigir o problema denominado ‘plastia’ ou, então, realizar a troca de válvula através da realização de cirurgia. O médico cardiologista aponta que geralmente, a cirurgia é segura, no entanto, em casos mais complexos ou quando há presença de infecção na válvula, ela pode se demonstrar mais delicada.