Skip to content

Descubra as razões pelas quais não é necessário lavar o arroz antes de prepará-lo

Com essas sugestões, você poderá maximizar o valor nutricional do arroz depois o decocção.

Em seguida ler atentamente leste item, você compreenderá que não é necessário lavar os grãos de arroz antes de cozinhar ou preparar.

Isso ocorre porque, segundo especialistas, o arroz, que é um dos cereais mais ricos em vitaminas do multíplice B e minerais uma vez que potássio, ferro, magnésio e fósforo, perde grande secção dessas propriedades durante a lavagem dos grãos, que atualmente já estão prontos para o consumo.

No pretérito, os grãos de arroz costumavam se misturar com pedrinhas, cascas e resíduos da plantação, mas com o progressão da tecnologia industrial, esse problema foi resolvido e os cereais adquiridos em atacados e supermercados são embalados sem esses possíveis resíduos.

De tratado com a Dra. Karina Cordeiro, nutricionista e pesquisadora da USP, a lavagem do arroz elimina as vitaminas e minerais dos grãos, tornando-o nutricionalmente menos valioso.

Aliás, segundo a Dra. Karina, o arroz perde ainda mais nutrientes se for deixado de molho, uma ação que não unicamente é desnecessária, mas também empobrece o grão.

Por outro lado, ao adicionarmos outros tubérculos, raízes e vegetais ao preparo do arroz, podemos aumentar o valor nutritivo do manjar.

A Dra. Karina também ressalta que a situação piora quando o arroz é cozido por muito tempo e fica empapado; nesses casos, a perda de nutrientes é ainda maior.

A nutricionista sugere somar chuva aos poucos durante o decocção do arroz, que deve ser realizado em uma panela semi-tampada.

Ela também destaca que a quantidade de chuva necessária para cozinhar o arroz deve unicamente vedar os grãos.