Pular para o conteúdo

Bolsonaro desmascara fake news da Jovem Pan sobre eleições — confira vídeo

Bolsonaro desmente narrativa da Jovem Pan e reafirma que não está fora do cenário eleitoral

O ex-presidente Jair Bolsonaro desmentiu, nesta segunda-feira (14), uma informação divulgada pela emissora Jovem Pan. Em publicação nas redes sociais, o líder conservador negou ter afirmado que está “fora” das eleições de 2026, incluindo seus filhos Eduardo Bolsonaro e Carlos Bolsonaro, além da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

“Não procede a informação da Jovem Pan de que eu estou fora, o Eduardo está fora e querem botar a Michelle pra fora também”, declarou Bolsonaro. “Não existe isso. O que eu falei com a Jovem Pan é que, no momento, estou inelegível. E a situação do Carlos, ele está no inquérito, tudo pode acontecer com ele. E, obviamente, aparece o nome da Michelle, que tem tudo para, talvez, vir candidata a algo mais importante.”

O ex-presidente criticou a tentativa da emissora de transformar a fala em um furo jornalístico. “Não tem furo jornalístico. Se eu tivesse falado algo nesse nível, eu convidaria a imprensa e daria uma coletiva nesse sentido”, completou.

A distorção ocorreu durante a estreia do programa Tempo Real, quando o jornalista Bruno Pinheiro afirmou que Bolsonaro “já se considera fora do jogo eleitoral”.

Bolsonaro ainda lidera a direita, apesar da inelegibilidade

Embora esteja inelegível, Jair Bolsonaro continua sendo o principal nome da oposição ao governo Lula. Aliados próximos mantêm a expectativa de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, o que também pode reverter sua situação jurídica.

Apesar da cassação imposta pelo TSE, o ex-presidente enfrenta agora uma ação penal movida pela Procuradoria-Geral da República, que inclui acusações como:

  • Abolição violenta do Estado de Direito
  • Organização criminosa
  • Dano qualificado
  • Deterioração de patrimônio tombado

As penas somadas podem ultrapassar 40 anos de prisão. Nesta segunda-feira (14), vence o prazo final para que a PGR apresente suas alegações na ação penal — etapa que antecede o julgamento do mérito no Supremo Tribunal Federal.