Skip to content

Após suspeitas, possível motivo de falha técnica no avião de Lula vem à tona

Na última segunda-feira, dia 30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve um perrengue e tanto enquanto estava a bordo do avião presidencial, o VC-1. Logo após a decolagem do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, no México, rolou uma falha técnica que deixou a galera na tensão. Resultado: Lula teve que pegar um avião reserva para continuar sua viagem a Brasília.

De acordo com o que o Governo Federal divulgou, a troca de aeronave aconteceu ainda no próprio aeroporto mexicano. O plano era fazer uma parada técnica no Panamá por volta das 3h30 da manhã para reabastecer, e só então seguir rumo a Brasília, com a chegada prevista para bem cedo.

O problema começou assim que o avião subiu. O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Marcelo Damasceno, soltou uma nota explicando a situação. Ele disse que a tripulação fez tudo que tinha que fazer e que aguardaram até que o combustível ficasse em um nível seguro para retornar ao aeroporto de onde tinham decolado. O avião ficou sobrevoando por cerca de quatro horas, dando voltas até que tudo ficasse tranquilo para o pouso.

Na nota, Marcelo Damasceno escreveu: “Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10). Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”. Tipo, bem claro, né?

Enquanto estava no México, Lula participou da posse da nova presidente, Claudia Sheinbaum, que por sinal foi um evento bem importante. A galera começou a especular na internet se a falha no avião poderia ter rolado por causa de um pássaro que teria batido na aeronave, mas até agora isso não foi confirmado. Então, fica aquela pulguinha atrás da orelha, porque as causas do incidente ainda estão sendo investigadas.

Na comitiva, Lula estava acompanhado de pessoas influentes, como a primeira-dama Janja da Silva, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e até o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Além deles, tinha também o economista Gabriel Galípolo, que foi recentemente indicado para ser o presidente do Banco Central. Ou seja, a turma que estava com ele não era qualquer uma!

Essas situações com aeronaves sempre geram um frio na barriga, né? Imagino a tensão no ar quando o avião ficou dando volta. Ao mesmo tempo, é bom saber que a equipe estava preparada e que tudo foi resolvido sem maiores problemas. A segurança do presidente é prioridade, e as tripulações geralmente são muito bem treinadas para lidar com essas situações inesperadas.

Agora, só resta esperar pelas investigações e ver o que de fato aconteceu. O povo brasileiro sempre fica ligado nesses acontecimentos, e qualquer novidade pode gerar uma repercussão danada nas redes sociais. E quem não gosta de um babado desses, não é mesmo? É a política brasileira mostrando que, por mais que pareça tudo tranquilo, a qualquer momento pode rolar um plot twist digno de novela!

Enfim, mais um capítulo na história política do país, com os altos e baixos que a gente já conhece. Vamos acompanhar de perto essa história toda!