Quatro vítimas fatais foram confirmadas pela prefeitura de Tucuruí, no estado do Pará, em um grave acidente de ônibus do Instituto Federal do Pará (IFPA) que ocorreu neste último domingo (26).
No veículo havia 40 passageiros, conforme com o IFPA. Vale ressaltar que as vítimas foram identificadas na noite deste domingo (26). De acordo com informações repassadas pela Polícia Civil, os 4 corpos foram necropsiados e liberados logo em seguida para as famílias.
O grave acidente ocorreu quando o ônibus tombou para fora da pista, na rotatória que fica próximo ao túnel da barragem da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.
A princípio, a prefeitura municipal de Tucuruí tinha confirmado que as vítimas tiveram apenas ferimentos leves. No entanto, horas depois, a instituição informou que quatro mortes foram confirmadas no local do acidente.
Por meio de um comunicado, a Direção-Geral do campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA) prestou condolências às “famílias e amigos das vítimas do acidente envolvendo servidores e alunos do campus Castanhal e Vigia que estavam a caminho dos Jogos dos Institutos Federais (JIF – Etapa estadual 2024)”.
Conforme com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), 25 pessoas ficaram machucadas e deram entrada no hospital. Dessas 25 pessoas, na manhã desta segunda-feira (27), nove tiveram alta e quatro estão em estado grave.
IFPA decreta luto e suspende atividades no Pará por três dias após morte de 4 pessoas em acidente
O Instituto Federal do Pará (IFPA) proclamou luto oficial e paralisou as atividades em todas as unidades de ensino no estado por três dias, que começará a contar a partir desta segunda-feira (27), após o grave acidente de ônibus que tirou a vida de quatros pessoas que tinham ligação direta com a instituição.
Essas vítimas fatais morreram em um acidente envolvendo um ônibus do IFPA, que transportavam 40 pessoas das delegações dos campus de Castanhal e Vigia, no nordeste paraense, para a etapa estadual dos Jogos dos Institutos Federais 2024 (JIF), em Tucuruí, no sudeste do Pará.
O ônibus tombou para fora da PA-263, na rotatória próximo ao túnel da barragem da usina hidrelétrica do município, neste domingo (26). Imagens mostram claramente os estragos após o coletivo colidir contra um paredão de concreto.
“A Reitora do IFPA, Ana Paula Palheta, decreta luto oficial de três dias, a partir do dia 27 de maio de 2024, com suspensão das atividades acadêmicas em todas as unidades do Instituto, e em nome da comunidade acadêmica expressa os mais sinceros votos de condolências aos familiares e amigos”, diz a nota.
De acordo com a instituição, as vítimas que perderam suas vidas foram as professoras Amanda Cristiani da Silva Costa e Suany Couto Teixeira Nunes, o aluno Paulo Vinícius da Silva Borges e o servidor Edinaldo de Jesus Ferreira Meireles.
Conforme com informações repassada pela Polícia Civil, os 4 corpos foram necropsiados na noite de domingo (26) e todos foram liberados para as famílias.
Por meio das redes sociais, estudantes, funcionários do IFPA, parentes e amigos das vítimas também lamentaram o triste episódio, que permanece sob investigação pelos órgãos e corporações competentes.
A Prefeitura do município de Vigia também declarou luto oficial e paralisou as atividades escolares nas instituições públicas nesta segunda-feira (27).
“Devido ao triste acontecimento em Tucuruí, declaramos luto oficial. Em respeito e solidariedade às vítimas e suas famílias, informamos que não haverá atividades escolares em nossas instituições nesta segunda-feira (27). Neste momento de profunda tristeza, contamos com a compreensão de toda a comunidade escolar”, declarou.